Início Vagas de Empregos Notícias Fotos Diversão Informática Site Grátis Slides Contato

RECEBA VAGAS DE EMPREGO EM SEU E-MAIL, É GRÁTIS!
Coloque seu e-mail:

Você receberá um e-mail com um link, clique neste link para confirmar o cadastro.
Início arrow Cinemas
Construção abandonada vira abrigo de sem-teto Imprimir E-mail
20/06/2012

Moradores de rua e viciados em drogas acharam um teto para morar na Vila Carmosina, em Itaquera, na Zona Leste da Capital. O que deveria ser um condomínio de luxo na Avenida Harry Dannemberg, na altura do número 642, virou uma favela vertical e se tornou símbolo do abandono, tanto dos donos da obra como do poder público.

O prédio começou a ser construído há quase 25 anos, segundo os vizinhos, mas nunca foi terminado. O esqueleto, agora, é abrigo de, aproximadamente,  15 pessoas, mas muito mais gente já passou por ali, admite quem sobrevive no local atualmente.

Cães e gatos aproveitam o lixão a céu aberto e fazem do local um restaurante. O mato ocupa quase todo o terreno. O mau cheiro das fezes e urina – dos animais e de pessoas – espalhados pelo chão dos apartamentos deixa o ambiente quase insuportável. Os cômodos estão mobiliados com sofás e colchões velhos e estantes feitas com restos de tábuas.

“Moradora” do 2 andar há seis anos, Rita de Cássia, de 48 anos, é usuária de crack e  está doente há, segundo ela, “algumas semanas”. “Tenho 6 filhos, mas eles moram com minha mãe. O mais velho tem 28 anos e a mais nova, 10.” Ela diz que gostaria de sair daquela situação, sabe que não é certo invadir o prédio, mas dá a mesma justificativa de todos os seus “vizinhos”: “Infelizmente não tenho para onde ir. Eu aceitaria qualquer coisa pra mudar de vida.” Além do prédio, mais duas pequenas construções foram erguidas e abrigam outras três pessoas.

Quem mora perto do local ou precisa passar por ali diariamente reclama da situação degradante e da insegurança. “Uma Cracolândia. É nisso que se transfomou essa obra. Todo tipo de gente mora nesse lugar”, diz Edson Martins, 51, que tem um comércio próximo ao edifício.
 
Segundo os vizinhos, o prédio virou cenário de crimes como homicídio, tráfico de drogas, prostituição e estupro.
Outro condomínio está sendo construído na Rua Cachoeira Utupanema e, segundo o responsável pela obra, Anderson Pereira Moreira, 36 anos, alguns pequenos furtos ocorreram. “Pegamos um dos moradores roubando materiais aqui, provavelmente para trocar por drogas.”

Outro lado -
A assessoria de imprensa da Subprefeitura de Itaquera informou que o edifício teve pedido de alvará de aprovação e execução de edificação nova indeferido pela Sehab (Secretaria de Habitação) em março de 2011. O imóvel foi autuado  duas vezes por falta de limpeza e conservação.

O proprietário ainda não se pronunciou e o local receberá uma nova multa no valor aproximado de R$ 162 mil. O prédio permanecerá interditado por tempo indeterminado, informou a assessoria.

Pedro Santander, proprietário do imóvel, afirmou ao DIÁRIO que as obras serão retomadas no próximo mês. Segundo ele,  uma equipe de engenheiros avaliou as condições da estrutura e garantiu estar apta para a conclusão do prédio, apesar do longo tempo abandonado. Com dois apartamentos por andar, o edifício vai ter, de acordo com Santander, espaços de lazer, piscina e playground.

Fonte: diariosp.com.br
< Anterior   Prximo >
TRABALHAR EM CASA
E-MAILS CADASTRADOS

BUSCA DE EMPREGO

Últimos Comentários

Habib´s e Ragazzo selecionam ...
Sou representante grafico e gostaria de fazer pareceria ofer...
27/04/13 19:59 Mais
Por Amos de Castro

Campanha "Acertando suas Conta...
Gostaria de saber, se o Banco Bradesco está participando da...
23/04/13 14:12 Mais
Por Ana Aparecida

Vendedor(a) de Loja (Shopping ...
Eu desejo trabalhar com vocês, entra em contado comigo, Fo...
09/04/13 18:11 Mais
Por Talita Ferreira dos Santos

30 vagas para operador de tele...
Ja trabalhei na Vikstar, gostaria muito de voltar a trabalha...
06/04/13 05:36 Mais
Por Eliziane

Site Grátis
Time to face the music armed with this great inforamtion.
24/03/13 19:33 Mais
Por Dina

In�cio Contato Pesquisar Contato Pesquisar